top of page

Pós-graduação ou Residência, qual vale mais a pena?


É normal ter dúvida na hora de escolher pós-graduação ou residência. Todavia, ter um planejamento de carreira vai te ajudar a se direcionar para a decisão correta.


Uma vez que, será possível analisar qual das duas opções é melhor para o futuro que deseja trilhar em sua carreira.


Afinal, a resposta para uma pergunta sobre qual é o melhor sempre será “depende”. Considerando como base para a resposta que é necessário avaliar o que cada aluno está buscando para si profissionalmente, visando encontrar a opção mais compatível com a carreira que deseja trilhar.


Para te ajudar, vamos falar um pouco mais sobre residência, pós-graduação e carreira. Visando ampliar a sua visão sobre a temática e contribuir para a sua tomada de decisão.


Pós-graduação pelo MEC


A pós-graduação tem que oferecer ao aluno, no mínimo, 360 horas de curso. Além disso, pode ser oferecida por uma universidade, centro universitário ou faculdade.


Com a pós-graduação o candidato consegue conquistar um título com menor tempo e esforço quando comparado à residência. Todavia, por ser um processo de ensino mais rápido, o ensino não é tão aprofundado em relação ao que é aprendido em residência.


Afinal, não é possível comparar as 5 mil horas de conteúdo da residência com 360 a 700 horas que é a carga horária de uma pós. O que faz com que, em qualidade de aprofundamento do ensino, a pós-graduação não seja tão profunda quanto a residência.


Para quem deseja se destacar e realmente aprender com profundidade na especialização por meio da pós-graduação, é importante se dedicar aos estudos em casa. Aprofundando os conhecimentos e aproveitando o contato com professores para tirar dúvidas.


Além disso, quando o profissional já trabalha no setor e faz uma pós-graduação para complementar seu aprendizado, também se destaca positivamente.


Uma vez que, irá unir a experiência de sala de aula com a experiência prática e esse processo complementar contribuirá para ótimos resultados.


Residência


A residência tem mais de 5 mil horas de duração, o que obviamente dá tempo de ter contato com mais conteúdo quando comparado à pós-graduação.


Na residência, o interessado precisa passar na prova competindo com outros alunos, somente os alunos com melhores notas são selecionados para as vagas disponíveis. Geralmente, a residência é feita em hospital universitário.


Além disso, na residência o estudante tem 80% de prática e 20% de teoria. Todavia, a gente sabe que é muito comum ficar praticamente 100% da carga horária em parte prática.


E no primeiro momento, essa experiência é interessante, em especial, para alunos que não possuem muita habilidade por ter feito uma faculdade fraca.


O que faz com que a experiência na residência te ajude a desenvolver tudo aquilo que precisava aprender.


E diferentemente da pós-graduação, o aluno residente recebe para fazer a residência. Enquanto o aluno de pós-graduação paga por sua formação.


É possível ter residência e continuar desempregado?


Sim! Existem residências que apesar de ótimas em qualidade, não são suficientes para que o egresso consiga um emprego após concluir a formação.


Tendo em vista que, diferentemente de uma residência em pronto socorro e outras áreas com demanda contínua por bons profissionais, existem residências que formam um número de profissionais aos quais o mercado não dá conta de absorver. Principalmente se o aluno não comprovar conhecimento após a formação.


Por isso, é útil ter sempre uma estratégia de carreira. De modo que, você faça uma escolha consciente e que vai te direcionar exatamente para o futuro que deseja construir para si profissionalmente.


É o caso, por exemplo, de profissionais que fazem saúde coletiva. A residência ajuda muito a ganhar experiência e conhecimento. Todavia, não facilita a conquista de um emprego em um hospital, por exemplo.


A residência em saúde coletiva ajuda muito a entrar em um emprego de atenção primária. Mas não te dá peso curricular para entrar em um hospital. Por isso mesmo, pensar na estratégia de carreira é fundamental para uma escolha totalmente assertiva.


Residência não é opção somente de quem saiu da faculdade


Muitos alunos pensam que o caminho lógico é sair da faculdade e entrar em uma residência. Entretanto, não é bem assim que precisa ser.


É possível ter outras formações antes de optar por uma residência. Tudo sempre vai depender de qual é a sua estratégia de carreira, para que possa tomar a melhor decisão.


Uma vez que, a residência ou até mesmo a pós-graduação precisa vir para agregar peso em seu currículo, te ajudando a ter conhecimento para ocupar o cargo que deseja.


Um profissional que sonha em atender em hospitais na emergência, não deve investir tempo fazendo residência em ginecologia e obstetrícia, por exemplo.


Tendo em vista que, a residência será melhor aproveitada para quem sonha em atuar em maternidades, oferecendo suporte para gestantes.


Percebe que o valor da experiência está intimamente ligado ao que é o seu sonho de carreira? De olho nisso, trace a sua própria estratégia para encontrar o que é melhor para a sua carreira.


Faça a escolha que é melhor para sua carreira


Agora que você já sabe um pouco mais sobre pós-graduação e residência, poderá tomar a sua decisão. Observe quais são as suas habilidades, qual é o seu projeto de vida profissional e qual é a formação que poderá contribuir para a sua jornada.


Portanto, seja estratégico em todo o processo. Tomar boas decisões, se dedicar e realmente estudar com afinco é o que vai fazer toda a diferença em sua jornada profissional.


Estude aproveitando as melhores oportunidades possíveis, continue estudando nos momentos oportunos e procure sempre ser bom no que escolheu ser.


São aspectos que vão te ajudar a se destacar positivamente e vão contribuir para que você tenha conhecimento e consiga ter a carreira que sempre sonhou. Afinal, tudo foi bem pensado e planejado para te guiar até o sucesso profissional.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page