top of page

Planejamento de carreira na enfermagem


Fazer um planejamento de carreira na enfermagem é um passo importante para aproveitar uma entre as várias possibilidades existentes no mercado.


Por falta de planejamento, o profissional pode acabar em uma vaga que não é 100% compatível com o que ele gosta de executar em seu dia a dia.


O que pode ser frustrante e desgastante. Por isso mesmo, nós vamos te dar algumas dicas sobre planejamento de carreira na enfermagem a seguir.


Conheça as diferentes possibilidades do mercado


Um enfermeiro ou técnico de enfermagem pode trabalhar em diversas áreas, como:

  • Enfermagem home care;

  • Enfermagem de resgate;

  • Enfermagem do trabalho;

  • Pesquisa clínica;

  • Empreender, abrindo sua própria clínica;

  • Oferecer consultoria em sua área de formação;

  • Atuar como autônomo trabalhando em domicílio;

  • Dar aulas em sua área de formação.

Entre muitas outras opções, o enfermeiro é um profissional que pode trabalhar gerenciando equipes, orientando novos profissionais, pesquisando temas relacionados à área, atuando em resgate e muito mais.


Cada área de atuação tem suas especificidades, desafios e habilidades próprias que são necessárias para que seja possível ter o melhor desempenho possível.


Escolha uma área de acordo com suas habilidades


Ao longo de sua formação, é possível identificar quais são as suas preferências pessoais e habilidades natas que vão fazer a diferença no dia a dia de trabalho.


Um profissional que atua no resgate não tem o mesmo perfil de um profissional de home care, por exemplo. Muito embora em ambos os casos seja necessário ser um excelente enfermeiro, é preciso observar suas aptidões e preferências para que atue em área compatível com essas habilidades.


Dessa forma, é possível garantir que desenvolva ainda mais as habilidades específicas da área na qual deseja atuar.


Para que a partir disso, consiga ter uma performance mais assertiva e se destaque profissionalmente para conquistar uma oportunidade de trabalho compatível com a carreira que gostaria de seguir.


Planejamento de carreira também envolve a parte acadêmica


Um aspecto importante que poucos profissionais refletem sobre, é que o planejamento de carreira envolve não só a busca por um emprego, como também, a sua evolução acadêmica.


Seja você técnico de enfermagem ou enfermeiro, é importante continuar investindo em conhecimento técnico para alcançar melhores remunerações.


O planejamento de carreira envolve não só saber exatamente em qual área deseja trabalhar, como também, se organizar para investir parte de seu salário em sua formação continuada.


Todo profissional precisa se atualizar, melhorar seu currículo e adquirir conhecimentos cada vez mais específicos sobre a área na qual deseja trabalhar.


Por isso, é comum surgir a dúvida se deveria fazer residência ou pós-graduação, por exemplo.


Planejar o que você deseja fazer em sua carreira implica olhar para a parte acadêmica e usar o ensino teórico como ferramenta para aprender e alçar novos voos em sua carreira.


Faça sempre o melhor


Um aspecto importante para que você consiga realmente se destacar no mercado é aprender com os melhores.


Isso significa dizer que é importante investir em uma formação de qualidade, para que possa adquirir conhecimento técnico e aproveitar a expertise dos profissionais que estão te ensinando.


Afinal, você estará tendo acesso aos melhores em suas respectivas áreas. E por isso mesmo, conseguirá absorver muito mais.


Todo profissional precisa desenvolver essa mentalidade de fazer sempre o melhor, para que consiga aprender mais, aplicar o que aprendeu, fazer networking enquanto trabalha e estuda, e transformar toda essa expertise em oportunidades para sua carreira.


Portanto, nunca desassocie a residência ou a pós-graduação de sua carreira. Se aproximar de professores, fazer networking, estudar mais, trabalhar melhor são aspectos importantes para um técnico ou enfermeiro de sucesso.


Qual pós-graduação devo fazer para entrar no mercado de trabalho?


Geralmente, as pós-graduações primárias são as melhores opções para quem deseja uma primeira oportunidade.


Mesmo que não seja o seu maior sonho ser um enfermeiro ou técnico de enfermagem que atue em pronto-socorro, por exemplo, é útil fazer uma pós-graduação primária que te ajude a ocupar um cargo nesse setor, de modo que, possa ganhar experiência no hospital, fazer networking e mostrar que é um profissional diferenciado e que está buscando posições melhores.


Uma vez dentro do hospital, deverá manter seu objetivo de continuar investindo em formação para que consiga chegar ao cargo desejado com esforço, dedicação e um planejamento bem executado para que consiga se destacar e ter a remuneração desejada.


O planejamento de carreira permite alcançar as melhores oportunidades


É importante destacar que, o planejamento de carreira é responsável justamente por te ajudar a traçar um caminho para chegar a posição desejada, que possivelmente não será a primeira.


Não planejar a própria carreira é muito arriscado. Uma vez que, deixa o profissional sem direcionamentos e consequentemente, diminui as chances de ser competitivo na busca de oportunidades de emprego compatíveis com suas preferências.


Fazer cursos específicos, complementar sua experiência profissional por meio de formações de qualidade é um cuidado que direciona o profissional ao topo de sua carreira.


Por isso, é indispensável ter o devido cuidado de saber o que deseja, planejar a sua carreira e estar pronto para as oportunidades que possam surgir.


Conheça as áreas, identifique as oportunidades, se prepare com a formação adequada para o cargo pretendido e busque preencher o cargo sem nunca deixar de investir em sua formação para continuar se atualizando e melhorando seu currículo.


Aqueles que estão mais preparados são naturalmente os que ocupam as melhores vagas de emprego. Portanto, não deixe seu planejamento para depois.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page