Gestão e liderança: são os desafios dos enfermeiros nos hospitais



Gestão e liderança são habilidades perceptíveis em sua performance? Se você é estudante de enfermagem e respondeu que não, é importante rever essas questões.


Atuar como um gestor com liderança eficiente, boa comunicação com os técnicos de enfermagem e capacidade de lidar com todas as demandas do time é fundamental em sua carreira.


Entretanto, não é raro que enfermeiros tenham dificuldade de desenvolver tais habilidades. Nós vamos te dar algumas dicas para se preparar nesse sentido.


4 dicas para atuar na gestão e liderança como enfermeiro em hospitais


Nós listamos 4 dicas importantes que vão fazer a diferença em sua rotina como enfermeiro nos hospitais onde irá trabalhar após formado, confira:


1. Aperfeiçoe sua comunicação

Um bom líder é capaz de se comunicar com clareza, aspecto que faz toda a diferença para que a equipe possa esclarecer dúvidas e entender perfeitamente quais comandos seguir.


Cabe ao líder saber o que dizer, afinal, boa comunicação não é falar inúmeras informações excessivamente.


O bom líder capaz de se comunicar é aquele que não deixa dúvidas ou aspectos subentendidos. Pressuponha que o óbvio sempre precisa ser dito e faça comunicados breves e claros.


Sempre deixe reforçado que toda a equipe deve esclarecer as dúvidas e ser acolhedor na hora de esclarecer aspectos que os técnicos trazem solicitando sua ajuda.


Dessa forma, a equipe terá um ambiente saudável de trabalho onde todos conseguem ser acolhidos e todas as demandas são solucionadas com profissionalismo e empenho.


2. Deixe indecisão no passado

Pessoas indecisas normalmente apresentam esse comportamento por insegurança. Trabalhar a sua insegurança será essencial para que consiga liderar a equipe e tomar as decisões necessárias no momento correto.


Caso contrário, haverá significativa dificuldade de liderar o time e muitos problemas podem surgir por sua indecisão.


Estude mais, trabalhe sua autoestima e se desenvolva não apenas no âmbito profissional. Procure ajuda psicológica se a tomada de decisão é algo que te proporciona sofrimento.


Um bom enfermeiro usa seus conhecimentos para auxiliar a equipe no hospital e isso requer tomada de decisões difíceis no dia a dia.


3. Melhore sempre a sua conduta profissional

Um líder é antes de mais nada, um exemplo para o time. Portanto, é extremamente importante que a sua postura seja exemplar. Caso contrário, terá dificuldade com os profissionais por não conseguir ser exemplo daquilo que pede que os outros façam.


É muito mais fácil liderar pelo exemplo. Quando você é uma referência para os profissionais, todos conseguem seguir o seu exemplo de forma instintiva e aqueles que destoam serão mais facilmente corrigidos.


Um líder que chega atrasado, não tem boa postura profissional e não consegue conduzir a equipe fatalmente terá uma performance questionável. E é justamente ao te questionar que sua equipe deixará de atuar conforme suas orientações, trazendo inúmeros problemas para o dia a dia.


4. Ofereça feedbacks constantes

Todas as pessoas em seu time precisam ser constantemente avaliadas de forma imparcial. Sempre trabalhe esse feedback individualmente, para que todos os profissionais recebam orientações sobre o que pode ser melhorado em suas performances.


Dessa forma, sua equipe saberá exatamente o que fazer para que todos tenham uma rotina de trabalho que funciona e impacta positivamente os pacientes.

Lembre-se que, a gestão da equipe de técnicos é responsável por garantir eficiência para cada atendimento. Portanto, é uma grande responsabilidade.


Todo enfermeiro deve constantemente investir em sua própria formação, aperfeiçoando seu trabalho para ter alto desempenho. Afinal, é esse aperfeiçoamento que garantirá maior facilidade de lidar com todas as demandas de seu cotidiano.



Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.


Posts recentes

Ver tudo