top of page

Você está preparado para o mercado de trabalho?


Como estudante de curso técnico ou de graduação, você se sente pronto para o mercado de trabalho? Torço para que a sua resposta seja sim, para que você não perca oportunidades de bons empregos por motivos que poderiam ter sido corrigidos previamente.


Afinal, um bom profissional é aquele que tem conhecimento e não necessariamente experiência, como muitos imaginam. Por isso, é fundamental garantir estar bem preparado antes de enviar currículos sem direcionamento.


Como se preparar para uma entrevista?


A preparação para uma entrevista pode acontecer durante a formação, porém, se ninguém te falou sobre isso durante esse período, não espere de braços cruzados. Corra atrás do preparo. Muitos recém-formados acabam indo mal em entrevistas por transmitirem falta de conhecimento.


Um profissional com mais experiência na área de seleção de candidatos logo irá perceber a insegurança causada por não ter conhecimento suficiente para assumir a vaga. E em poucos minutos esse profissional irá descartar o seu currículo entre os demais que estão no processo de seleção.


Por isso, é imprescindível que você se prepare para esse momento. É fundamental adquirir conhecimento ao longo da sua formação e continuar se aprimorando constantemente.

Somente o conhecimento fará com que você possa dar respostas coerentes, rápidas e sem exitar ao longo de processos seletivos.


Estude mais para ter o conhecimento básico necessário


Cada pessoa precisa desenvolver seus próprios métodos para que consiga se preparar para sua evolução profissional. É possível adquirir conhecimento fazendo:

  • Cursos extras durante ou após formação regular;

  • Revisando materiais já estudados;

  • Fazendo mapas mentais;

  • Escrevendo resumos dos conteúdos;

  • Tendo frequência na revisão de conteúdos que você ainda não tem segurança.

O que acabamos de citar são apenas alguns métodos que cada profissional pode trabalhar em sua rotina para desenvolver os conhecimentos necessários para se sair bem em uma entrevista e consequentemente ao exercer suas funções.


O processo de entrevista geralmente conta com um recrutador que faz questionamentos técnicos ou comportamentais para que o entrevistado responda rapidamente.


Não demonstrar segurança, demorar demais para responder, dar respostas erradas são fatores que podem te levar a arruinar suas chances de contratação.


E é por isso que, o recém-formado precisa continuar estudando e se aprimorando continuamente. Aqueles que demonstram mais conhecimento, têm embasamento para suas respostas tendem a performar melhor.


O conhecimento trabalha a sua autoconfiança


A falta de conhecimento técnico faz com que um candidato tenha medo do que o entrevistador irá perguntar.


É importante perceber que, nenhum profissional está 100% preparado e esperar se sentir assim para enviar currículos não é o ideal.


No entanto, é necessário dominar o básico de sua área de formação. É esse conhecimento que te ajudará a se sair bem em uma entrevista.


Lembre-se que, apesar de te proporcionar experiência, um emprego não tem papel de te ensinar o que você já deveria saber.


Estude e domine o básico! Ele sempre será exigido e irá te ajudar a responder com confiança.


Se esse tema te interessa, aproveite para participar do Projeto Carreira Acima da Média na Enfermagem, o primeiro encontro foi realizado ontem, dia 24. O segundo e terceiro encontro acontecem hoje e amanhã às 20h20. Cadastre-se para receber todos os detalhes.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page