top of page

Como se destacar na enfermagem em 2023


É perfeitamente compreensível que todo profissional comece o ano com objetivos que envolvem progresso em sua carreira.


Afinal, todos os bons profissionais desejam ser promovidos, ter reconhecimento e conquistar novos patamares. Mas como fazer isso na prática?


Para te ajudar nesse desafio, trouxemos dicas de como se destacar na enfermagem em 2023. E o melhor de tudo é que técnicos e enfermeiros podem aplicar essas dicas independentemente de onde trabalham.


Seja como plantonista, em clínicas ou em qualquer modelo de trabalho é possível alcançar resultados mais expressivos com algumas dicas que reunimos neste texto.


4 segredos para se destacar na enfermagem


Existem alguns aspectos que devem ser observados em sua rotina, para que seja possível se destacar positivamente alcançando resultados expressivos como um técnico ou enfermeiro que é referência em seu comprometimento com a própria carreira, como:


1. Adquirir mais conhecimento através de aprimoramento


Absolutamente nenhum profissional deveria parar de se aprimorar! É importantíssimo continuar se atualizando e investindo em novos conhecimentos.

O aprimoramento profissional não se dá somente no quesito conhecimento técnico científico. É preciso trabalhar bem em equipe, se comunicar com eficiência, ter organização nos processos, desenvolver e aperfeiçoar as habilidades que são exigidas no cargo ocupado.

Por isso, sempre existem muitos aspectos que podem ser aprimorados por todos aqueles que realmente desejam se destacar.

Quanto mais o profissional se aprimora e se dedica, melhor tende a ser sua qualificação nas principais competências exigidas.


2. Se qualificar ainda mais quando conquistar seu emprego


Conquistou o emprego desejado? Parabéns! Mas isso não significa que é hora de parar de estudar.

Na realidade, é o extremo oposto. O profissional que continua se qualificando e demonstra isso para seus superiores é bem visto.


Uma vez que, suas habilidades continuam melhorando após a contratação, isso se reflete em oportunidades de promoção e uma série de benefícios para a própria carreira.


Portanto, após conquistar a posição profissional desejada, não pare! Observe quais são os desafios de sua rotina de trabalho, quais são os momentos que te causam dúvidas, inseguranças, dificuldades em geral e comece a melhorar esses pontos.


Afinal, cada pessoa tem suas dificuldades diárias e anotar quais são elas é importante justamente para te direcionar na hora de estudar e se dedicar para evoluir nos aspectos que são deficitários atualmente.


3. Aprenda a trabalhar em equipe


É fundamental saber trabalhar em equipe! O profissional que consegue estabelecer comunicação clara, é muito mais eficiente e melhora seu relacionamento com todo o time.


Respeitar os colegas, entender que no trabalho em equipe cada um tem uma função e isso é crucial para o bom desempenho do grupo.


Quando você se sente mais capacitado que os demais, e aponta erros sem o devido cuidado ou demonstra condutas individualistas, o trabalho em equipe é prejudicado.


Por isso, é importante se policiar para ter um comportamento amigável e procurar ajudar, mas não prejudicar os demais.


4. Planeje sua carreira para alcançar mais rápido suas metas


Todo profissional, independentemente de qual seja sua área de atuação, deveria nutrir o hábito de planejar sua carreira.


Quem sabe exatamente o que busca tem maior clareza sobre quais são os tipos de cargos que deseja ocupar, facilitando alcançar resultados satisfatórios para si.


O planejamento de carreira evita, por exemplo, que a pessoa aceite uma oportunidade de emprego e rapidamente se frustre com a rotina que aquele emprego impõe.


Um profissional que tem clareza de que não está disposto a abrir mão de finais de semana livres, por exemplo, pode planejar sua carreira para conquistar uma vaga de emprego que lhe dê esse conforto em ter sábados e domingos para outras tarefas.


Enquanto aquele profissional que não se planejou e não tem clareza sobre suas preferências, objetivos e metas, aceita o emprego e em pouco tempo se vê infeliz.


O que acabamos de citar é apenas um exemplo, mas que deve ser considerado durante o seu planejamento de carreira na enfermagem. Quem sabe exatamente o que busca e tem clareza é mais eficiente para alcançar seus objetivos.


Uma vez que, essa pessoa consegue focar todos os seus esforços para obter os resultados pretendidos para si mesmo.


Não basta apenas querer se destacar na enfermagem


É preciso ter clareza que em nenhuma carreira apenas querer é suficiente.


Querer é o primeiro passo para começar a adotar uma série de medidas para que seja possível ter como resultado uma carreira de destaque.


Nós apontamos quatro aspectos que são essenciais para um enfermeiro ou técnico se destacar profissionalmente. No entanto, é perfeitamente compreensível que, enquanto você aplica esses passos, descubra outros que são necessários em sua rotina especificamente.


Talvez onde você trabalha a empresa esteja buscando um perfil específico para um cargo com salário mais alto, por exemplo.


E se você está atento, preparado e com boa capacidade de comunicação, facilmente irá perceber quais são essas oportunidades.


Portanto, use esses pontos para começar a se destacar em sua carreira, mas não se prenda somente a eles.


Esteja sempre atento ao mercado, às demandas da empresa onde trabalha ou quer trabalhar para que possa se preparar da melhor forma.


O profissional que atua diariamente procurando ser melhor, investindo em sua carreira e se desenvolvendo, fatalmente terá o reconhecimento desejado.



Se você leu até aqui é um sinal de que realmente está empenhado em se destacar na enfermagem em 2023 e a gente quer te ajudar nesse caminho.

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, vamos realizar o Projeto Carreira Acima da Média, uma série de encontros gratuitos onde o professor Éder dará aulas sobre o que você precisa dominar sobre conhecimento técnico, currículo e entrevistas para conquistar seu espaço no mercado de trabalho.


Basta acessar o link e cadastrar o seu e-mail para confirmar a sua participação:



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page