top of page

Na Enfermagem você vai ser perseguido


Você vai ser perseguido atuando na enfermagem e infelizmente, esse título não é só pra chamar sua atenção. A maior massa de colaboradores dentro de um hospital é a equipe de enfermagem.


Por isso, é perfeitamente natural que existam pessoas com inveja e que não gostem de um enfermeiro que está se destacando. Mesmo que exista uma grande parte da equipe amorosa e capaz de tornar o ambiente mais agradável, a perseguição existe.


Seja por ser um bom profissional que está se destacando positivamente ou por ser um profissional que não dá o seu melhor e está destoando, haverá perseguição. Pensando sobre isso, trouxemos algumas dicas relevantes para te ajudar a lidar com a situação na rotina de trabalho.


Perseguição no ambiente de trabalho: não seja inocente


A enfermagem começou em cenário de guerra, e se engana quem pensa que esse cenário ficou totalmente no passado.


Muitos profissionais não se dão conta que ao longo da carreira existem colegas que vão trair uns aos outros pelas costas em busca de alcançar uma promoção. Além de alguns colegas que simplesmente fazem de tudo para dificultar o trabalho uns dos outros. Na jornada profissional existem muitas situações que vão desmotivar.


Principalmente, se você é uma pessoa que acredita somente na bondade do outro e não espera esse tipo de traição no mercado de trabalho. Seja qual for a empresa, é comum que as pessoas queiram se destacar e puxem o tapete dos colegas visando a autopromoção.


Toda profissão tem picuinhas, inveja e profissionais que tentam prejudicar uns aos outros. Portanto, não perca seu tempo e sua energia com esse tipo de situação! É muito importante saber como filtrar as falas dos colegas e lidar com os percalços do caminho profissional.


De modo que, você possa focar em ser excelente, evitando que terceiros tenham poder sobre sua carreira. Afinal, quem foca sua energia em dar ouvidos para fofocas, se incomoda com traições no ambiente de trabalho e se sente sugado por isso, acaba perdendo tempo que poderia ser usado para evoluir profissionalmente.


Foque no seu projeto de ser um bom profissional


Nós trouxemos algumas dicas para que você não fique desmotivado e buscando a aprovação de terceiros. Confira:


1. Ouça a opinião de quem cresce

É natural que você queira a opinião de colegas em busca de algum tipo de validação. No entanto, o erro consiste em não saber analisar para quem você vai pedir opinião.


Sempre avalie se a pessoa tem sucesso naquilo que você almeja alcançar. Ao escolher pedir opinião para pessoas com a conduta que você admira, sua vida pode progredir, pois ela te falará coisas que vão te auxiliar no que você está com dificuldade.


Enquanto aquelas pessoas tóxicas, que fazem comentários negativos sobre todos e que são sempre pessimistas, não servem para opinar sobre nada em sua carreira. E mesmo que tais pessoas falem algo sem que tenham sido consultadas por você, as ignore!


Isso fará toda a diferença na sua trajetória profissional. O ambiente é muito importante para a evolução na carreira. Por isso, prefira estar próximo de quem cresce, é positivo e tem metas.


2. Busque evolução profissional

Buscar a evolução profissional é a melhor solução para quando você é perseguido na empresa onde atua.


Quanto melhor é o profissional, mais vagas de emprego tendem a se abrir para ele. Por isso, a capacitação contínua é uma ótima saída para que você possa mudar de emprego ou possa atuar em outro setor ganhando mais e continuar evoluindo.


Um profissional que se diferencia naturalmente chama a atenção e atrai mais comentários e até mesmo mais perseguição. Mas se você é capaz, está dando o seu melhor no cargo e tendo um feedback positivo dos seus superiores, poderá ignorar por completo o que os invejosos falam.


A capacitação abrirá as portas de oportunidades que você sempre sonhou. O que possibilita que você tenha satisfação com sua carreira e isso te ajude a lidar de forma saudável com a perseguição dos colegas que invejam sua trajetória.


3. Não compartilhe com as pessoas o seu projeto

Quando você fala dos seus projetos profissionais para todas as pessoas, muitos invejosos vão ouvir e algumas pessoas vão até mesmo copiar as suas ideias.


Não seja inocente de compartilhar tudo aquilo que você pensa para sua carreira com as pessoas ao seu redor. Prefira ser cauteloso e compartilhe seus pensamentos somente com pessoas que são de sua confiança, para que você não se arrependa e tenha as suas ideias inovadoras copiadas por terceiros.


4. Tenha clareza de seus objetivos

É fundamental que você tenha clareza sobre quais são seus objetivos para que possa implementar as melhores estratégias para alcançar seus sonhos profissionais.


Coloque tudo no papel e esteja aberto a melhorar suas estratégias com o passar dos anos. Afinal, toda meta e objetivo pode ser reajustado ao passar do tempo.


O segredo é que quando você coloca tudo no papel e tem clareza sobre seus sonhos, naturalmente vai conseguir alcançar os objetivos por ter um direcionamento. E quando algo sai do percurso imaginado, você sabe exatamente o que aconteceu e que pode recalcular seus planos.


5. Não tenha medo de correr riscos se você quer crescer

Quem sonha em crescer na própria vida profissional precisa abrir mão do medo de correr riscos. Ele faz parte do processo de transformação da sua carreira.


Por isso, é interessante que você se organize, para que possa correr riscos calculados. Por exemplo: ao invés de fazer uma dívida para comprar um curso sem saber se terá condições de pagar por ele e imaginando que será promovido ao finalizar a formação, prefira economizar seu salário para pagar pelo curso sem precisar de empréstimo.


Guarde uma parte do seu salário, organize todas as suas despesas mensais e compre o curso cabendo em seu orçamento. Dessa forma, você consegue minimizar os riscos de forma saudável, sem abrir mão de fazer o que precisa ser feito.


O investimento é parte necessária do processo de se destacar. Todavia, é importante que você tenha estratégia e bom senso para planejar sua carreira.


Em resumo, ser perseguido é parte da vida profissional, a forma como você lida com isso é justamente o que vai fazer a diferença na sua rotina e sucesso profissional.



Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem e inscreva-se no YouTube Prática Enfermagem para saber mais.

Posts recentes

Ver tudo

留言


留言功能已關閉。
bottom of page