top of page

Possibilidades de atuação na Enfermagem


É muito comum que as pessoas não conheçam intimamente as diferentes áreas da enfermagem. No entanto, desenvolver a própria carreira na enfermagem depende do entendimento de quais são suas habilidades, preferências e como se tornar o melhor profissional na área que pretende seguir.


Por isso, hoje trouxemos um panorama geral de diferentes possibilidades de atuação na enfermagem, para que você observe qual é a área com a qual se identifica e a partir disso, possa começar a desenvolver a sua carreira para que alcance uma atuação de excelência naquilo que se propôs a fazer.


Enfermagem não é só assistência hospitalar


Para começarmos, é importante ter clareza de que enfermagem não é só trabalhar em emergência ou outros setores do hospital.


Muito embora seja o local que mais emprega e mais conhecido até mesmo por quem não é da área, a enfermagem vai muito além da assistência hospitalar.


É importante perceber que, no hospital, o enfermeiro tem a oportunidade de passar pelas mais variadas situações em sua rotina de trabalho.


Aspecto que é relevante para que esse enfermeiro ganhe experiência e consiga se desenvolver após sair da graduação.


Por isso, é interessante que até mesmo quem não se vê atuando na assistência hospitalar tenha uma experiência prática em algum hospital.


Tendo em vista que, haverá uma oportunidade em sua carreira de se desenvolver profissionalmente, amadurecendo seus conhecimentos de enfermagem enquanto lida com o cotidiano de assistência.

Além disso, esse início em hospital abre leques de oportunidades até mesmo para quem não quer continuar na área assistencial.


Atuando por um ano nessa área é possível fazer networking, aprender mais e aproveitar essa experiência para continuar se desenvolvendo dentro da enfermagem.


Algumas áreas da enfermagem


Uma vez que o profissional já passou pela área assistencial e percebeu que não é o que deseja para sua carreira no longo prazo, é hora de aproveitar a experiência, networking e continuar investindo em desenvolver suas habilidades.


Afinal, sabendo exatamente a área na qual deseja trabalhar, é possível investir em especializações e conquistar oportunidades de trabalho sendo um profissional que demonstra experiência e capacidade de atuar naquilo que deseja fazer como enfermeiro. Pensando nisso, trouxemos algumas das principais áreas nas quais é possível atuar, confira:


1. Nefrologia

A área de nefrologia é uma área na qual enxergamos grande potencial de crescimento. Uma vez que, pacientes com hipertensão e diabetes tendem a precisar de cuidados especializados.


Tendo em vista que, problemas de diabetes e hipertensão que não são bem acompanhados e controlados trazem danos irreversíveis para os rins.


Segundo o Ministério da Saúde, 26,3% dos brasileiros eram hipertensos em 2021. E segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), 16,8 milhões de brasileiros são diabéticos.

Portanto, uma parcela significativa da população tende a precisar de cuidados especializados na área de nefrologia no futuro, por causa de doenças primárias que não foram bem acompanhadas e controladas.


O que faz com que profissionais de enfermagem que amam nefrologia e desejam se especializar possam investir pesadamente na própria carreira na área.


Afinal, é possível abrir a própria clínica ou trabalhar em clínicas especializadas, por exemplo. Aproveitando não só o seu interesse pela área como também o fato de que haverá em breve, grande procura por profissionais capacitados.


2. Oncologia

É uma área que está crescendo bastante e que tem muitas vagas disponíveis para enfermeiros qualificados atuarem em clínicas especializadas.


Muitos não veem a área com bons olhos por ser uma área com muitos pacientes que estão em estágio terminal.


No entanto, a medicina evoluiu bastante e é uma área que possibilita intensa satisfação para os profissionais que veem de perto seus pacientes evoluindo durante o tratamento.


3. Enfermagem do trabalho

É uma área muito interessante de atuar, mas que tem limitações significativas.


Afinal, uma grande empresa só vai precisar de 1 enfermeiro e talvez 1 ou 2 técnicos de enfermagem.

Portanto, é uma área de atuação com limitações em relação ao número de vagas disponíveis para os profissionais ocuparem.


Não é tão simples de entrar como gostaríamos mas garante uma boa remuneração, principalmente em empresas internacionais.


4. Auditoria

A auditoria, por sua vez, é uma área com leque significativo de oportunidades, mas que requer ao profissional entender exatamente o que ele deseja auditar.


É preciso ter clareza para que possa então definir a forma como deseja trabalhar. Afinal, é possível prestar consultoria, trabalhar para empresas, abrir seu próprio negócio e aproveitar todas as oportunidades que a auditoria proporciona.


A atuação em auditoria também é interessante por proporcionar salários muito atrativos. Portanto, é possível ter sucesso na especialidade aproveitando o leque extenso de oportunidades e suas habilidades para fazer algo que ama e ser bem remunerado.


5. Área educacional

A área educacional é muito atrativa não só por todas as possibilidades que oferece, como também, por ser uma área com boa remuneração.


Todavia, é importante que o interessado tenha habilidade de se comunicar e transmitir de fato o conhecimento.


Uma vez que, buscar essa carreira somente por pagar bons salários poderá gerar frustração ao longo de sua trajetória profissional.


Afinal, saber transmitir o conhecimento é uma habilidade que o professor precisa treinar antes de entrar em sala de aula.


6. Empreender em enfermagem

Algumas especialidades da enfermagem, requer do profissional a capacidade de empreender. Como é o caso do enfermeiro especializado em ginecologia e obstetrícia, tendo em vista que é uma área com poucas oportunidades de trabalho no mercado. O que faz com que o profissional monte sua clínica e possa atender pacientes que estão buscando auxílio qualificado.


Existem algumas especialidades da enfermagem que praticamente exigem esse desejo de empreender por que são áreas com escassez de oportunidades de vagas em clínicas e hospitais, fazendo com que o profissional se reinvente e crie negócios relevantes para a sociedade.


É possível empreender em enfermagem e ter muito sucesso. No entanto, é necessário estar preparado para tal.


Uma vez que, empreender também envolve inúmeros desafios que vão além da enfermagem, como a necessidade de administrar seu próprio negócio no início, quando ainda não existem condições financeiras de ter um time de suporte.


Portanto, é preciso se qualificar para empreender e ter sucesso em sua carreira. Mas sem dúvidas, ter um negócio que causa impacto positivo na sociedade proporciona muita satisfação.


Aproveite esse panorama geral sobre as principais áreas da enfermagem que você pode seguir e se dedique a trilhar o caminho compatível com as suas habilidades, preferências e com os seus sonhos para a sua carreira.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem e inscreva-se no YouTube Prática Enfermagem para saber mais.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page