top of page

Liderança e gestão em enfermagem: tornando-se um líder eficaz e influente no setor de saúde

Atualizado: 15 de mai. de 2023


Os enfermeiros são profissionais que precisam exercer liderança e gestão em sua rotina de trabalho. Afinal, são responsáveis por toda a equipe de enfermagem.


Por isso, são profissionais que precisam ser bons em tomada de decisões e poder de influência sobre sua equipe.


Apesar da necessidade, esse é o tipo de habilidade que alguns profissionais da área de saúde sentem dificuldade em desenvolver. Pensando nisso, trouxemos algumas reflexões sobre liderança e gestão em enfermagem.


Para que você possa ser um líder, você precisa das seguintes competências, confira a seguir.


Habilidades necessárias para exercer liderança em enfermagem


A liderança e gestão em enfermagem são habilidades fundamentais. O profissional precisa se desenvolver em tais competências para que consiga coordenar com excelência sua equipe. Para tal, é necessário estar atento a alguns pontos:


1. Desenvolver habilidades de comunicação

A comunicação é fundamental para que o enfermeiro seja um líder eficaz. Afinal, é necessário se comunicar com clareza e confiança com todos os colegas de trabalho, pacientes, médicos e pessoas que fazem parte do dia a dia do enfermeiro.


Transmitir uma mensagem com eficiência de forma que todos entendam não é tão simples quanto parece. Por isso, é importante fazer reuniões periódicas com a equipe para transmitir todas as informações necessárias e sempre estar atento para identificar se você está sendo compreendido como é desejado.


Dessa forma todos os técnicos terão acesso a tirar dúvidas na reunião e a equipe terá uma oportunidade de conversar e manter uma boa relação de trabalho. Afinal, quando não ficam espaços para dúvidas e ambiguidades é possível ter um bom resultado como time de enfermagem.


2. Construa boas relações profissionais

É importante desenvolver bons relacionamentos com pacientes, familiares e todos os outros profissionais de saúde.


Para tal, é útil ser um bom ouvinte, demonstrar empatia e compreender que mesmo liderando o time, o enfermeiro tem o papel de trabalhar em equipe.


De modo que, todos possam atuar em conjunto para desenvolver uma boa experiência para o paciente em atendimento. Afinal, esse relacionamento sadio com todos ao seu redor torna o ambiente mais agradável, acolhedor e permite que a equipe desenvolva um bom trabalho.


Assim como, proporciona um espaço de saúde mais interessante para que o paciente possa se sentir acolhido durante todo o tratamento. Em resumo, um líder que inspira e influencia deve ter o cuidado de prezar pelo ambiente laboral saudável.


3. Tome iniciativa

O enfermeiro atua como líder de sua equipe. Portanto, deve sempre demonstrar capacidade de melhorar processos e ser proativo.


Características que são importantes em um líder. Afinal, quando o líder toma iniciativa na execução de suas funções, investe em aprimoramentos do setor e pensa em seus pacientes, a tendência é que toda a equipe se inspire e copie.


A liderança é delicada justamente por influenciar todos os liderados. Portanto, o enfermeiro sempre deve estar atento para sua postura profissional.


4. Seja um bom exemplo

Todo técnico precisa ter em seu líder um modelo a seguir. Por isso, o enfermeiro deve ser transparente, responsável, comprometido e confiável.


Os pontos citados visam justamente que o enfermeiro seja um líder mais eficaz, capaz de influenciar a tomada de decisões e obter resultados satisfatórios no setor de saúde.


5. Enfermagem exige continuar se capacitando

O profissional que exerce um cargo na área da saúde e lida com liderança tem um duplo desafio.

Sua rotina profissional deve sempre ser regida pela busca de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para que possa melhorar a si mesmo e inspirar sua equipe. De modo que, seja capaz de estar sempre atualizado em relação aos avanços no setor de saúde.


Aspecto que impacta não só a sua carreira, como também, o acolhimento de seus pacientes. Portanto, é necessário compreender a importância de estar se capacitando continuamente para ser um líder eficiente.


E não se esqueça que 12/05 é dia da Enfermagem e do Enfermeiro, data para ser comemorada com toda a sua equipe.



Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem e inscreva-se no YouTube Prática Enfermagem para saber mais.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page