top of page

Por que tem tanta gente desempregada na Enfermagem?


É natural se preocupar com o número de pessoas desempregadas na enfermagem. Afinal, quando existem muitos colegas desempregados a concorrência nos processos seletivos é alta.


Entender os motivos que levam as pessoas a estarem desempregadas é interessante para que seja possível evitar se tornar um enfermeiro ou técnico desempregado após se formar.


É justamente essa a reflexão proposta hoje, para que entenda de uma vez por todas o que pode ser feito para não se tornar mais um egresso do curso técnico ou superior sem um emprego em sua área de formação. Confira nossos apontamentos a seguir.


O efeito manada e a quantidade de desempregados na enfermagem


Infelizmente ao longo dos últimos anos a educação no Brasil vem perdendo qualidade e isso se reflete no elevado número de pessoas desempregadas.


A maior parte das pessoas consegue concluir a própria formação sem ter atingido um grau significativo de conhecimento. O que é percebido nos processos seletivos e acaba limitando a possibilidade de contratação daquele profissional.


Isso é perceptível não só por existir um elevado número de desempregados na enfermagem, como também, por existirem diversos processos seletivos com vagas em aberto sem que o time de RH das empresas consiga profissionais capacitados para ocupar tais cargos.


Perceba que, o cenário é bastante complexo e cabe a cada profissional fazer uma análise de sua própria carreira e performance para que entenda o que pode ser feito.


Afinal, é necessário entender quais são as deficiências de sua própria formação. A partir disso, é possível aprofundar ao máximo seu conhecimento visando se diferenciar no mercado.


Aspecto que vai fazer com que seja um profissional mais capacitado e que consiga vencer o desemprego.


Será que é a dificuldade habitual do primeiro emprego?


A gente sabe que conquistar o primeiro emprego na área é um pouco mais desafiador. Afinal, é uma novidade, muitas pessoas nunca trabalharam antes de concluir a graduação ou curso técnico e muitos acham que por falta de experiência, não vão conseguir arrumar emprego.


No entanto, é interessante perceber que os profissionais que estão bem preparados são aqueles que vão chamar a atenção no processo de recrutamento. Seja para a primeira oportunidade de emprego ou após sair de um cargo em outro estabelecimento, é o preparo que faz a diferença.


Por isso, apesar de ser difícil conquistar sua primeira oportunidade, aproveite os processos seletivos para analisar as perguntas que são feitas, perceber o desempenho das outras pessoas e obter insights para melhorar a sua performance na próxima entrevista.


O período no qual o profissional está desempregado e procurando uma oportunidade de trabalho não deve ser encarado como férias! Ao contrário disso, é uma fase na qual o profissional deve ter o cuidado de estudar mais, se preparando para que demonstre conhecimentos acumulados nas próximas oportunidades de seleção.


Seja qual for o momento de sua carreira, é preciso estar sempre buscando aperfeiçoamento contínuo para que possa potencializar seus resultados.


É necessário sair da média


Todo profissional que deseja conquistar um emprego e ter a carreira dos sonhos, deve estar atento ao fato de que é preciso sair da média!


Para isso, é importante se dedicar aos estudos, dando o melhor de si em busca de informações, aprendizado prático e teórico.


Afinal, o mercado de trabalho não se importa se você teve oportunidades de estudar na melhor instituição ou não. Na prática, o que faz diferença é demonstrar conhecimento na entrevista, ser seguro de si e estar comprometido a dar o seu melhor no processo seletivo e na vaga que irá ocupar.


Uma contratação não é baseada em sorte! Os recrutadores analisam aqueles candidatos que demonstram maior domínio na área de atuação e com base nisso, selecionam aqueles que podem contribuir de fato para a equipe que estão formando.


Portanto, sair da média é essencial para que você tenha mais chances de trilhar aquela carreira compatível com seus sonhos.


Por isso, faça parte dos meus programas de capacitação avançada, Enfermeiros Fora da Curva e Técnicos de Alto Nível, para profissionais de enfermagem que querem alcançar a alta performance na carreira.


Você pode se cadastrar na lista de espera clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page