top of page

O que um técnico de enfermagem faz em uma ressuscitação cardiopulmonar?


É comum ter dúvida sobre a função de um técnico de enfermagem durante uma RCP. É importante que o profissional assuma seu papel corretamente para que a ressuscitação cardiopulmonar possa alcançar o sucesso pretendido revertendo o quadro de parada do paciente.


Trouxemos informações para que você compreenda qual o papel do técnico de enfermagem durante uma RCP e esclareça algumas dúvidas.


O cenário de uma RCP


Antes de mais nada, é importante procurarmos entender o que é o cenário de uma RCP. Trata-se de um momento em que o médico ou enfermeiro deve liderar as condutas da equipe para restabelecer os batimentos do paciente.


Um profissional fará as compressões, outro fará a contagem de tempo e também existe a necessidade de alguém que aplique medicações.


Em um cenário ideal, é necessário ter um líder e mais cinco profissionais atendendo a RCP para que as funções possam ser bem executadas. Lembrando que uma pessoa que está envolvida nas compressões precisará ser substituída por outra que está mais descansada e apta a realizar as manobras.


O que um técnico de enfermagem não deveria fazer na RCP?


Algumas recomendações são interessantes para evitar condutas inadequadas na RCP. Por exemplo, o técnico de enfermagem na ventilação não é o profissional mais adequado.


Muito embora o profissional possa fazer a ventilação caso não tenha um enfermeiro ou médico disponível, o ideal é que não o fizesse. Uma vez que, é preciso realizar manobras mais avançadas.


Por isso, o ideal é que cada profissional esteja na função adequada, evitando perda de tempo com deslocamentos de posição, visando executar as manobras mais adequadas para a saúde do paciente naquele momento.


Medicação: um papel adequado


O técnico de enfermagem é um profissional muito capacitado para a medicação durante a RCP.

Por ser experiente na manipulação de medicação, o profissional é muito eficiente para assumir esse papel.


Todavia, é importante que o profissional saiba exatamente como fazer a medicação em um quadro de parada cardiorrespiratória. Quem tem dúvidas sobre como proceder precisa esclarecê-las antes de assumir a posição durante um atendimento.


Compressões e acompanhamento do tempo durante a RCP


Outras funções que o técnico de enfermagem pode assumir caso esteja preparado para tal são: fazer as compressões ou acompanhar o tempo.


Em ambas as funções o profissional precisa ter expertise para que possa lidar com a execução da tarefa. Afinal, as compressões são cansativas do ponto de vista físico, assim como, o acompanhamento do tempo durante a RCP precisa de atenção plena na função.


Portanto, é útil que o profissional assuma o papel para o qual se sente capaz, visando facilitar a performance da equipe para alcançar o sucesso pretendido nas manobras.


O profissional que fica com a função de acompanhar o tempo precisa transmitir as informações com clareza e em alto e bom som para toda a equipe acompanhar.


Em casos raros de RCP de gestante acima da vigésima semana, o técnico de enfermagem também poderá assumir a função de segurar a barriga da gestante durante todo o processo de RCP.

Uma vez que, o peso da própria barriga acaba comprimindo a aorta abdominal e a veia cava. Por isso, é importante que uma pessoa possa fazer a manobra.


Restrições de Atividades


Embora o técnico de enfermagem tenha um papel importante na RCP, é importante que ele não execute atividades que vão além de suas atribuições. O técnico de enfermagem deve trabalhar em equipe com o médico ou enfermeiro que lidera a RCP e atuar dentro de suas habilidades recomendadas.


O técnico de enfermagem deve estar sempre atualizado sobre as melhores práticas e orientações para garantir o melhor atendimento ao paciente. E todos os profissionais precisam assumir as funções para as quais possuem conhecimento e habilidade.


Para se sentir mais seguro e preparado para lidar com uma situação de RCP, é fundamental a capacitação e atualização constantemente. Busque cursos, treinamentos e materiais de estudo que possam ajudá-lo a aprimorar as suas habilidades e conhecimentos técnicos.


Lembre-se: a sua atuação durante uma ressuscitação cardiopulmonar pode fazer toda a diferença para a sobrevivência do paciente. Por isso, não hesite em buscar o conhecimento e a capacitação necessários para exercer essa importante função da melhor forma possível.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page