top of page

Pressão arterial: o que não te contaram


Vamos falar um pouco sobre pressão arterial e tudo aquilo que não te ensinaram sobre como verificar a pressão arterial dos seus pacientes?


Aprender mais sobre pressão arterial é fundamental para todo técnico de enfermagem e enfermeiro. Afinal, é um indicador que precisa ser acompanhado ao longo dos atendimentos e por isso, o profissional precisa ter expertise para fazer a checagem com eficiência.


Todavia, não é raro encontrar alunos de enfermagem e técnicos em formação que tenham dificuldade de entender mais sobre o tema. Pensando nisso, trouxemos uma abordagem que certamente você não viu ainda sobre pressão arterial. Confira mais a seguir.


Pressão arterial muito além de sístole e diástole


A pressão arterial vai muito além de simplesmente sístole e diástole. É preciso, por exemplo, considerar que o tamanho do manguito faz diferença na hora de verificar o valor.


Por isso, é importante aprender sobre pressão arterial muito além do básico. Afinal, é um indicador importante que todo profissional deve saber analisar.


A sístole e diástole são apenas o resultado final, uma ponta do iceberg. Tendo isso em vista, listamos alguns passos para que entenda eventuais erros que você pode estar cometendo ao verificar o indicador, confira:


1. Tamanho da braçadeira


A braçadeira usada para verificação da pressão arterial precisa corresponder a 80% do antebraço do paciente.


Se for maior ou menor, a braçadeira está errada e vai comprometer a qualidade da verificação.


Portanto, o ideal é sempre usar um aparelho adequado para que a braçadeira seja eficiente e não comprometa o resultado verificado.


2. O momento de atendimento interfere no resultado


A verificação não pode ocorrer de imediato após o paciente se sentar. Uma vez que, a pressão arterial é resultado de uma série de fatores e também da frequência cardíaca que é alterada ao caminhar, se movimentar de forma agitada e na sequência se sentar para o atendimento.


É preciso aguardar para que a verificação possa ser feita sem equívocos, visando a estabilização da frequência cardíaca do paciente.


Portanto, nunca faça a verificação imediatamente após o paciente sentar enquanto essa estabilização da frequência cardíaca está ocorrendo de forma natural.


Afinal, existe um procedimento correto de verificação justamente para que todas as etapas sejam seguidas e o valor aferido seja confiável. Se o paciente vem com a ficha na mão, senta na sua frente afobado e a verificação é feita de imediato o valor aferido está equivocado, não repita esse erro em sua rotina!


Lembre-se que o mesmo vale para o paciente que estava fumando, uma vez que a nicotina altera a pressão arterial. Por isso, a literatura indica esperar entre a última vez que a pessoa fumou e o momento de aferir a pressão.


3. Usar estetoscópio


A técnica de verificação da pressão arterial exige não só o uso do aparelho de pressão, como também, a prática de auscultar.


Usar somente o manômetro para verificação não é suficiente! O profissional que apenas coloca o dedo na artéria e fica olhando o manômetro está infringindo a técnica.


Assim como, aquele profissional que somente olha o manômetro alegando que está na correria e que tem experiência para tal, está cometendo um erro.


A verificação de pressão arterial é uma técnica de auscultar e não uma técnica de palpação. Portanto, mesmo os mais experientes não podem alegar pressa e cometer erros tão graves.


Mas e os aparelhos de verificação digitais? Eles possuem tecnologia para identificação por apalpação, todavia, o mesmo não é válido para seus dedos!


Quem faz uso de aparelhos de verificação manuais precisa seguir a técnica como está prevista na literatura, o que demanda auscultar o paciente durante o atendimento.


Quando o procedimento é feito incorretamente, o resultado da pressão arterial é aproximado. E isso não serve como um resultado confiável.


Até mesmo o aparelho de baixa qualidade, baratinho, que não tem uma membrana tão boa é melhor para auscultar seu paciente! Afinal, seus dedos não podem auscultar alguém.


Pare de cometer erros básicos


Sempre estude a literatura e siga exatamente conforme ensinado. Práticas equivocadas não são justificadas por “sou experiente” ou ainda “estou com pressa”.


Lembre-se que todos os indicadores precisam ser fidedignos e é necessário seguir os protocolos para que possa dar o melhor atendimento aos seus pacientes.


A valorização da carreira e da profissão começa por cada profissional que atua corretamente e atende seus pacientes com eficiência. Assim como, o destaque tão sonhado e desejado por você na sua carreira depende diretamente de sua boa conduta. Aproveite as dicas e pare de cometer erros na verificação da pressão arterial.



Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page