As metas internacionais de segurança do paciente possuem como principal objetivo garantir que os enfermeiros trabalhem da melhor maneira possível. Sempre com o foco no bom funcionamento das unidades de saúde que atendem pessoas com diferentes necessidades.
Entender as metas é importante justamente para que o profissional atue de acordo com as principais diretrizes internacionais de segurança. Garantindo que cada atendimento cumpra um rigoroso padrão de qualidade.
Nós vamos te explicar quais são as principais metas internacionais de segurança do paciente para que conheça com mais profundidade o tema.
Conheça 6 metas internacionais de segurança do paciente
A Joint Commission International (JCI) estabelece 6 metas para a segurança do paciente, que são implementadas no Brasil com o foco de oferecer a máxima qualidade de atendimento nas unidades de saúde, são elas:
1. Identificar corretamente o paciente
Erros de identificação podem levar a uma série de equívocos cometidos em sequência, como oferecer uma medicação inadequada. Portanto, a identificação correta com todos os detalhes necessários é indispensável para evitar riscos durante o atendimento.
2. Melhorar a eficácia da comunicação
A eficácia da comunicação entre o enfermeiro e o paciente é indispensável para que as melhores condutas sejam tomadas.
O paciente deve se sentir à vontade para esclarecer dúvidas, pedir orientação e fazer apontamentos como quando ainda está com dor após ter tomado medicação, por exemplo.
3. Aumentar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância
Infelizmente alguns medicamentos são alvos de furtos nas unidades de saúde por uma série de fatores como o alto valor da medicação e até mesmo o efeito que ela causa. É dever de todo profissional da área ter cuidado com a segurança dessas medicações, mantendo o acesso ao medicamento restrito aos colaboradores de confiança.
Bem como, tendo cuidado em relação ao uso e manuseio para que as boas condutas em relação aos medicamentos de alta-vigilância contribuam para diminuir casos de furtos.
4. Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde
Adotar as melhores condutas para reduzir o risco de infecções é indispensável. A higiene correta e todos os cuidados necessários sempre devem ser mantidos para que o ambiente seja o mais adequado possível evitando risco de infecções.
5. Assegurar cirurgias em local de intervenção correto, com procedimento correto e paciente correto
Não é raro que um descuido ocasione erros de procedimentos cirúrgicos, assim como, erros em procedimentos mais simples.
É importante que toda a equipe esteja sempre atenta para que as intervenções sejam feitas corretamente. Afinal, equívocos em intervenções cirúrgicas podem ser extremamente danosos para a saúde dos pacientes.
6. Reduzir o risco de danos ao paciente decorrente de quedas no ambiente de atendimento
Ter um ambiente seguro para que o paciente seja atendido é fundamental, visando que não caia da maca, cadeira de rodas ou outro local onde esteja sendo atendido pela equipe. As fraturas decorrentes de quedas podem agravar significativamente o quadro de saúde.
Essas são 6 metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas em conjunto pelo JCI e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Todas elas visam assegurar uma assistência à saúde do paciente apresentando soluções que são baseadas em evidências para que o profissional tenha a melhor conduta para lidar com esses problemas.
Por isso, é importante que todo profissional de enfermagem conheça essas metas e assegurar que elas sejam seguidas rigorosamente para o bem-estar dos pacientes atendidos pela equipe de enfermagem.
Comments