top of page

Dia Mundial da Hipertensão: a enfermagem na conscientização da doença


A hipertensão arterial é uma doença, infelizmente, comum e silenciosa. Por isso, é muito importante aproveitar datas como o dia 17/05, que é o Dia Mundial da Hipertensão, para conscientizar pacientes em relação aos riscos da doença.


Alterações da pressão arterial podem vir a ocasionar uma série de problemas para a saúde do paciente, inclusive, pode desencadear um quadro letal.


Nós trouxemos algumas informações muito importantes sobre hipertensão, para que todos os profissionais de saúde estejam conscientes sobre a importância da monitorização da pressão arterial de seus pacientes.


Afinal, é importante acompanhar a pressão arterial até mesmo de jovens e pacientes considerados saudáveis, visando identificar precocemente alterações para que seja possível garantir o tratamento adequado.


Hipertensão: um panorama geral do país


Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, em 2019, cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos têm pressão alta. Para quem tem mais de 60 anos e menos de 65 a proporção chega a 47% e atinge pelo menos seis a cada dez pessoas com mais de 75 anos.


E infelizmente, os hábitos de alimentação e estilo de vida da maior parte da população brasileira contribuem para que o quadro não tenha um panorama de melhora, ao contrário, a tendência é que cada vez mais pessoas se tornem hipertensas.


Afinal, é uma doença que tem íntima relação com o estilo de vida das pessoas. E por isso, o mais indicado é sempre monitorar e orientar os pacientes.


Segundo dados divulgados em 2022 pelo Ministério da Saúde, a hipertensão arterial mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.


O que revela um cenário da gravidade da situação no país envolvendo a hipertensão, que é uma doença silenciosa. É muito comum que as pessoas não relatem sintomas de alteração da pressão. Aspecto que reforça a importância de se manter vigilante e acompanhar até mesmo os pacientes aparentemente saudáveis.


Qual a importância de monitorar a pressão de pacientes hipertensos?


Uma vez que a pessoa é diagnosticada como hipertensa, é necessário acompanhar sua pressão arterial regularmente. Tendo em vista que, a sua monitorização regular permite aos profissionais de saúde obter informações essenciais para manter o seu controle ao longo do tempo.


Se o paciente tem picos de pressão, por exemplo, é necessário adequar a medicação. Afinal, é comum que pacientes hipertensos tenham esses picos durante a madrugada. Para identificar o problema é necessário realizar um teste de 24 horas acompanhando a pressão arterial.


Monitorando o quadro de saúde é possível adequar o tratamento, contribuindo para que a doença fique sob controle e o risco de morte por complicação da hipertensão seja diminuído.


Existem diferentes formas de manter esse controle, o ideal é que ele seja feito regularmente para que o médico tenha informações detalhadas sobre o quadro do paciente.


Dessa forma, a adequação de tratamento trará resultados positivos para o paciente, evitando agravamento de seu quadro.


É importante conscientizar sobre a causa


A hipertensão é uma doença multifatorial. No entanto, é importantíssimo que a equipe de saúde conscientize os pacientes sobre as possíveis causas, como:

  • Obesidade;

  • Histórico familiar;

  • Estilo de vida sedentário;

  • Estresse;

  • Envelhecimento.

São alguns dos fatores que podem desencadear hipertensão e que precisam ser monitorados pelos pacientes e equipe de saúde. A orientação para um estilo de vida mais saudável faz toda a diferença para quem busca melhorar a própria saúde e ter um cotidiano de bem-estar.


O profissional de saúde precisa aferir corretamente a pressão arterial

Um ponto fundamental do cotidiano de profissionais de saúde é fazer a adequada aferição da pressão arterial. Muitos profissionais cometem erros no dia a dia por pressa e até mesmo por estarem sobrecarregados.


No entanto, esse equívoco é prejudicial para sua reputação profissional e especialmente para o paciente que não recebe o cuidado necessário.


Pensando nisso, trouxemos o passo a passo para que não ocorra erros. Comece sentando o paciente e aguardando alguns instantes para que ele se acalme, respire corretamente e esteja estabilizado antes de verificar a pressão.


O paciente não pode ter consumido bebida alcóolica, não pode ter fumado e deve estar confortavelmente sentado sem cruzar as pernas.


É importante usar um material com a calibração correta, para que a aferição seja fiel. Use um manguito com as dimensões adequadas para o paciente que irá ser avaliado. Afinal, o manguito inadequado pode ocasionar resultados falsos.


Ajuste o aparelho no braço de seu paciente, posicione corretamente o estetoscópio no paciente, onde se pode palpar a artéria braquial na fossa cubital.


Na sequência é preciso palpar o pulso radial e insuflar o manguito até ter oclusão da artéria, para que então comece a desinsuflar o equipamento e aguarde o primeiro som e o segundo som para identificar a pressão arterial do paciente.


Temos um vídeo no YouTube mostrando em detalhes o passo a passo para a verificação correta da pressão arterial, você pode assistir clicando aqui.


É fundamental manter o padrão de qualidade na verificação


Todo profissional de enfermagem deve ter o cuidado de manter o padrão de qualidade ideal na verificação da pressão arterial de seus pacientes.


Com o objetivo de sempre ser assertivo no acompanhamento, visando prestar um atendimento de qualidade para que possam ter a saúde bem cuidada pela equipe.


Aproveite o Dia Mundial da Hipertensão para conscientizar seus pacientes, tirando dúvidas e prestando boas orientações sobre a doença.


Evitar um quadro de hipertensão é fundamental. Assim como, a adesão ao tratamento nos casos já diagnosticados, será responsável pela qualidade de vida do paciente.


Portanto, nunca é demais a equipe de enfermagem orientar e auxiliar o paciente no controle da doença, pois ela não tem cura, mas felizmente tem tratamento e pode ser controlada.


Além disso, o acompanhamento eficiente da equipe de saúde faz toda a diferença para o paciente e contribui positivamente para a adesão ao tratamento. Em resumo, é de suma importância saber prestar todo o atendimento ao paciente e auxiliar em sua conscientização.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem e inscreva-se no YouTube Prática Enfermagem para saber mais.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page