top of page

Como montar um currículo estratégico?




Ter um currículo estratégico vai fazer toda a diferença para que sua candidatura se destaque entre as demais.


Por isso, trouxemos algumas dicas e informações que vão fazer toda a diferença para o enfermeiro e técnico de enfermagem conseguirem montar um currículo estratégico. Com o intuito de ampliar suas chances de conquistar uma vaga de emprego.


E cabe ressaltar: a boa montagem de currículo faz diferença até mesmo para quem não tem experiência.


Tenha cuidado com informações truncadas


Um erro muito comum, e que as pessoas não se atentam, é ao que colocam no currículo. A crença de que é válido colocar todos os cursos que já fez em seu currículo é equivocada.


Uma vez que, um profissional com múltiplos cursos pode estar passando a ideia de que não sabe ao certo a área na qual deseja trabalhar ou que está enviando currículo para uma área por necessidade, mas gostaria de atuar em outra.


Em outras palavras, quem fez um curso relacionado à vacina, pode estar deixando claro seu interesse de ir para a atenção primária. O que faz com que o seu perfil não seja o mais competitivo para um pronto-socorro, por exemplo.


Por isso, é interessante perceber que o recrutador analisa o currículo com o intuito de perceber qual é o candidato mais apto para a vaga em aberto.


O que faz com que seja importante que o profissional edite seu currículo para a vaga que pretende preencher. Demonstrando que fez bons cursos naquela área, que é capacitado e está interessado em seguir carreira no setor para o qual está se candidatando.


Erros no currículo diminuem as suas chances de entrevista


Um ponto importante de analisar é que os erros na estratégia de montagem do currículo diminuem o número de convites para processos seletivos.


Pensando assim, é interessante analisar se o seu currículo condiz com a vaga que você pretende ocupar. Ao montar o documento com uma estratégia clara, guiado pelo perfil ideal para a vaga, é possível potencializar suas chances.


Ou seja, é preciso que as informações disponibilizadas por você conversem e combinem entre si. Se você faz muitos cursos não há problema, mas é necessário disponibilizar somente as informações que são pertinentes para aquela vaga para a qual está enviando o currículo.


É válido, inclusive, ter mais de um currículo para que possa enviar aquele que é mais compatível com a vaga divulgada.


O objetivo é sempre mostrar que você é capacitado para aquele cargo em específico. Por isso, quem tem muitas formações ou até mesmo experiências diferentes, não deve simplesmente listar tudo.


É interessante organizar as informações de forma estratégica, para que o recrutador veja em seu currículo que o seu perfil é o mais adequado para aquela vaga.


Dessa forma, é possível potencializar as chances de ser chamado para a entrevista e ter a chance de demonstrar que é o melhor durante o processo seletivo.


Experiência não é tudo


Muitos profissionais chegam nervosos em seus processos seletivos por não ter experiência prática, o que faz com que se sintam inseguros.


Lembre-se que essa postura de insegurança atrapalha seu desempenho na entrevista. Além disso, perceba que experiência não é tudo!


Quando um profissional se prepara para ocupar um determinado cargo, ele sabe até mesmo o que o recrutador irá perguntar.


Quem já participou de diferentes entrevistas pode listar perguntas que são mais frequentes, estudar e se preparar para responder da melhor forma possível.


Demonstre segurança em seus conhecimentos e aproveite o período entre uma entrevista e outra para continuar estudando a sua área de atuação. Dessa forma, terá mais segurança durante o processo seletivo para aumentar as suas chances de ser um dos contratados.


Desde o currículo até a entrevista, é importante demonstrar autoconfiança e que o seu perfil é o ideal. Para tal, sempre atue de forma estratégica.


Nos dias 30,31 de janeiro e 1º de fevereiro, eu vou entregar ao vivo, na imersão Rota do Crescimento na Enfermagem, exatamente o que você precisa para essa evolução: o checklist com o passo a passo para se posicionar no mercado; o trajeto mais seguro para conquistar seu lugar e a estratégia para chegar e se manter no topo do mercado.


Inscreva-se clicando no link abaixo:


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page