A enfermagem na conscientização do câncer de mama - Outubro Rosa



A conscientização do câncer de mama é um trabalho intimamente relacionado ao cotidiano dos enfermeiros. Muito embora todos os anos o mês de outubro seja marcado por ações de toda a sociedade em busca de tal conscientização, o trabalho dos enfermeiros em relação à manutenção desse movimento ocorre ao longo de todo o ano.


Quem trabalha na área da saúde sempre deve ter como objetivo alertar seus pacientes sobre riscos e boas condutas. Visando que as intervenções possam trazer resultados positivos a partir do incentivo do autoexame.


Quando os profissionais de saúde interagem com seus pacientes e orientam, as chances de salvar vidas aumentam. Afinal, o diagnóstico precoce é um grande aliado.


Outubro rosa e a importância de continuar a conscientização


Criado em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o outubro rosa se tornou uma data celebrada anualmente. Muitas empresas ligadas à saúde e até mesmo aquelas que não são da área disseminam informações e orientações para seu público.


Muito embora o câncer de mama seja mais comum entre as mulheres, também é possível que ele ocorra com homens e cabe a cada enfermeiro atuar ao longo de todo o ano orientando seus pacientes e levando informação.


Afinal, muitos homens desconhecem que podem ser acometidos pelo câncer de mama. E o enfermeiro tem a possibilidade de orientar e esclarecer dúvidas em seus atendimentos.

Manter campanhas educativas de combate ao câncer é fundamental nas unidades de saúde. Uma vez que, o paciente conhecerá os sintomas e poderá pedir ajuda caso perceba que apresenta alguns dos sintomas relacionados ao câncer de mama e de outras áreas do corpo.


Por isso, profissionais de enfermagem devem regularmente atuar no combate ao câncer levando informação de qualidade para seus pacientes não só no mês oficial de conscientização, como também ao longo do ano. Perguntar se a pessoa tem feito o autoexame e orientar é uma conduta que pode salvar vidas.


Leve informação sobre a prevenção


Quem trabalha em unidades de saúde como enfermeiro pode desenvolver material informativo, orientando que uma série de hábitos podem evitar o câncer, como:

  • Manter o peso corporal adequado;

  • Evitar o consumo regular de álcool;

  • Amamentar;

  • Evitar o uso de hormônios sintéticos;

  • Praticar atividade física;

  • Consumir alimentação saudável.

Murais informativos, panfletos e materiais educativos em geral podem ser formulados pela equipe e disponibilizados para seus pacientes.


De modo que, em caso de dúvida sobre o conteúdo, o paciente possa aproveitar a interação com a equipe e ter os melhores esclarecimentos dos profissionais.


Levar informação sobre prevenção, sintomas, exames e procurar tornar o assunto mais acessível é um cuidado relevante que o enfermeiro pode manter em seu ambiente de trabalho.


Sem dúvidas, aderir ao período de campanha do outubro rosa é importantíssimo. Mas manter a vigilância e a orientação ao longo de todo ano é igualmente essencial.


Justamente para que mais pacientes descubram o poder da prevenção, assim como, aqueles que não conseguiram prevenir possam diagnosticar precocemente e iniciar o tratamento.


Aproveite as dicas e implemente em seu local de trabalho ou estudos uma campanha que poderá salvar muitas vidas.

Posts recentes

Ver tudo