top of page

O que todo técnico de enfermagem precisa saber


Existem alguns conhecimentos que todo técnico de enfermagem precisa saber. Afinal,

Ignorar procedimentos básicos da área é inaceitável, pois é fundamental que o profissional esteja plenamente capacitado em sua atuação.


É importante que o profissional domine os conhecimentos básicos da área. Não há como ignorar que os técnicos precisam dominar alguns conhecimentos, para que não tenham uma atuação limitada.


Mesmo que reconheça ter tido uma formação sem grande qualidade, é dever do técnico adquirir os conhecimentos necessários para que possa integrar um time de enfermagem eficiente.


Punção venosa


Saber fazer punção venosa é um conhecimento que absolutamente todo técnico de enfermagem precisa dominar. Tendo em vista que, é um procedimento realizado com frequência nos atendimentos.

Quando o profissional concluiu sua formação e não domina a punção venosa, a falta do conhecimento limita muito a atuação.


Por isso , o ideal é garantir que adquira esse conhecimento ao longo de sua formação. Mesmo que não tenha tido acesso ao melhor curso possível, aprender tudo que puder absorver fará a diferença para que siga a carreira como técnico de enfermagem.


Perceba que em enfermarias hospitalares, assistência de exames laboratoriais, pronto socorro e uma série de áreas onde o técnico pode atuar, é indispensável saber fazer punção.


Se não te ensinaram ou você não conseguiu ter domínio, é preciso realmente se dedicar para que possa avançar em sua carreira, busque fazer cursos presenciais de aprimoramento

Afinal, quando o conhecimento é limitado, sua atuação será igualmente limitada e isso é muito prejudicial para sua jornada profissional.


Cálculo de medicamento


Outro conhecimento básico que alguns técnicos de enfermagem não possuem domínio é o cálculo de medicamentos.


Esse tipo de conhecimento é importante por ser o técnico que administra o medicamento para o paciente, sendo ainda mais importante quando o profissional deseja atuar em pediatria.


Afinal, o médico indica quanto é preciso de medicamento para cada paciente. Na sequência a farmácia disponibiliza a dose que possui em estoque e cabe ao técnico de enfermagem fazer o cálculo para aplicar a medicação corretamente.


Não há como ser técnico de enfermagem eficiente sem saber fazer cálculo! Seja para os atendimentos, prestar concurso ou qualquer tipo de atuação profissional, o domínio de cálculo de medicamentos será obrigatório.


E para se sair bem, é preciso estudar. Mesmo que já tenha concluído sua formação e esteja em busca de uma vaga de emprego, perceba que você deve dedicar seu tempo livre para aprimoramento de suas habilidades.


Ter dificuldade com matemática não pode ser uma desculpa para se limitar profissionalmente! É importante estudar, aproveitando conteúdo gratuito online para dominar o conhecimento e aprender a interpretar a orientação médica e oferecer ao paciente a dose correta de medicação.


Afinal, é uma vida que está em suas mãos e o cuidado com o paciente requer responsabilidade e eficiência.


Anotação de enfermagem


A anotação de enfermagem tem sido uma grande preocupação nas contratações, por isso, muitas empresas pedem uma redação para avaliar o português dos candidatos.


Afinal, equívocos no domínio da língua podem desencadear dificuldade de interpretar orientações médicas, gerando erro de cálculo de remédio. Assim como, a dificuldade na escrita pode prejudicar a anotação de enfermagem.


O que faz com que o profissional tenha que realmente saber português de acordo com a norma culta. Ler mais é importante para adquirir conhecimento e aprender a fazer boas descrições.


Aproveite para estudar siglas da área de enfermagem, para que não use siglas desconhecidas ou abreviações equivocadas. No momento em que estiver estudando o básico para ser um bom técnico de enfermagem, você estará adquirindo não só conhecimento técnico, como também, estará aprendendo mais sobre a linguagem apropriada para o profissional que atua como técnico de enfermagem.


Sinais vitais


Para encerrarmos, outro conhecimento que o técnico de enfermagem precisa dominar são os sinais vitais. É preciso saber aferir os sinais e também interpretar os dados.


Um bom profissional conhece os padrões considerados normais de cada sinal vital, para que possa analisar cada atendimento e identificar qual é o estado geral do paciente.


Tudo que levantamos são conhecimentos básicos e precisam ser dominados por quem busca uma oportunidade de emprego. Um bom técnico de enfermagem é aquele que se dedica aos estudos e que coloca em prática tudo que aprende.


Existem muitos detalhes importantes que envolvem administrar um medicamento para um paciente. Todo o processo precisa ser feito com responsabilidade e sabendo exatamente como agir diante de cada situação e adversidades possíveis.


Por isso, é importante estudar e dominar os conhecimentos que envolvem todo o processo, para ser um profissional eficiente e capaz de atender seus pacientes da melhor forma possível.


Pensando nisso, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, teremos a Semana Especial Medicamentos na Enfermaria e na UTI. Serão três aulas ao vivo, onde vou te ensinar sobre medicamentos na clínica cirúrgica do pré ao pós-operatório, anticoagulantes e antibióticos na clínica médica e sedoanalgesia e drogas vasoativas na UTI.


Cadastre-se para não perder nada.

Commenti


I commenti sono stati disattivati.
bottom of page