top of page

O papel dos técnicos e auxiliares de enfermagem no trabalho em equipe

Atualizado: 31 de mai. de 2023


Dia 20 de maio é comemorado o dia do técnico e auxiliar de enfermagem e em celebração a data, não poderíamos deixar de ressaltar a importância do trabalho em equipe para garantir uma assistência de qualidade aos pacientes.


Pensando sobre o tema, trouxemos alguns detalhes sobre o papel desses profissionais, que compõem um time de assistência de saúde, para que possamos refletir juntos sobre a importância de cada membro da equipe de assistência de saúde.


Atribuições e responsabilidades na equipe


O trabalho de assistência de saúde é executado sempre em equipe e absolutamente todos os profissionais possuem sua importância no grupo que atua diretamente nos cuidados com o paciente.


Na prática, existem diferentes atribuições e responsabilidades que são pertinentes a cada cargo, com o objetivo de garantir que os profissionais atuem entregando o melhor cuidado.


No time, o enfermeiro é responsável pelas decisões que exigem um raciocínio clínico do quadro do paciente. Enquanto o técnico de enfermagem é o colaborador que vai executar aquilo que foi planejado pelo enfermeiro, contando com a ajuda do auxiliar.


Afinal, o técnico de enfermagem está habilitado para lidar com quadros de média a alta complexidade, podendo cuidar de pacientes do ambulatório até as unidades de tratamento intensivo.


O auxiliar, por sua vez, é o profissional que fará a parte de menor complexidade, atuando em curativos, aplicação de vacinas e administração de medicamentos supervisionados pelo enfermeiro.


Dessa forma, o time atua em conjunto, entregando um atendimento eficiente, de qualidade e que é capaz de promover a melhoria do quadro de cada paciente.


Trabalho em equipe para garantir uma assistência de qualidade aos pacientes


Quando o assunto é cuidar da saúde dos pacientes, é importante perceber que a equipe de enfermagem é um time, onde todos possuem o mesmo propósito: promover o bem-estar de cada paciente.


E para tal, é indispensável que os membros da equipe atuem bem alinhados e capazes de atender as demandas de cada paciente.


Os profissionais possuem papéis distintos, mas isso não significa que podem deixar de ser eficientes na comunicação.


Todos precisam ser bem coordenados pelo enfermeiro, que é o líder do grupo de técnicos e auxiliares. De modo que, possam entender a importância da boa comunicação e do trabalho com o padrão correto de qualidade para promoção da saúde de cada pessoa atendida pelos colaboradores.


O entendimento de que são um time e que cada um possui uma responsabilidade para que seja possível alcançar benefícios para o paciente é indispensável.


Afinal, sem o trabalho em equipe se torna inviável garantir a assistência de qualidade que é desejada para cada atendimento.


Com alinhamento é possível ter um ambiente de trabalho melhor


A rotina de cuidados com a saúde de dezenas de pacientes é cansativa, desgastante e exige muita atenção e profissionalismo de todos.


Por isso, é importante ter o cuidado de também adotar uma postura de parceria com os colegas de trabalho, criando um ambiente saudável onde todos cooperam entre si.


Esse cuidado com o time faz parte da rotina de trabalho com o objetivo de garantir que todos os colaboradores deem o seu melhor e possam ter suporte uns dos outros.


Afinal, um ambiente de trabalho saudável proporciona maior qualidade de vida para os colaboradores e impacta diretamente na eficiência de atendimento.


Uma vez que, todos os profissionais se sentem respeitados, acolhidos e possuem autonomia para lidar com as demandas que são comuns na rotina de trabalho.


A partir disso, é possível que cada membro da equipe dê o seu melhor, assumindo suas responsabilidades e entregando a melhoria que é pretendida para cada paciente atendido.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem e inscreva-se no YouTube Prática Enfermagem para saber mais.


Posts recentes

Ver tudo

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page