top of page

Como o enfermeiro pode ajudar na prevenção do câncer de próstata - Novembro Azul



O Novembro Azul é um movimento muito importante de prevenção do câncer de próstata que envolve todos os profissionais de saúde.


Os enfermeiros e técnicos de enfermagem devem aproveitar o período para desenvolver campanhas de conscientização, visando abordar os homens, conversar e orientar sobre os cuidados preventivos e diagnóstico precoce.


A enfermagem e o Novembro Azul possuem total relação e por isso, abordaremos mais detalhes sobre como o enfermeiro pode ajudar na prevenção do câncer de próstata.


Orientação e esclarecimento de dúvidas: a enfermagem e o Novembro Azul


Os profissionais de saúde que atuam como enfermeiros ou técnicos de enfermagem costumam ser grandes aliados no combate ao câncer de próstata.


Infelizmente no Brasil muitos homens deixam de procurar ajuda médica por preconceito, falta de informação e conhecimento em relação aos exames, tratamentos e abordagens para prevenir, tratar e curar o câncer de próstata.


Esclarecer detalhes sobre os exames necessários para diagnosticar precocemente e garantir que o tabu e o preconceito não atrapalhem os pacientes é uma das missões de quem se compromete com o processo de conscientização sobre o câncer de próstata.


Tendo em vista que, o exame de toque ainda é uma barreira que faz muitos homens deixarem de procurar a prevenção necessária.


E por isso, acabam só percebendo eventuais alterações quando a doença já está em fase avançada. Enquanto aqueles que vencem a barreira do preconceito com a orientação de profissionais de enfermagem conseguem manter o exame como parte de sua rotina preventiva.


Não prevenir é um dos fatores que diminui a estimativa de vida dos homens


Diferentemente das mulheres, os homens não são constantemente estimulados a procurarem ajuda médica e muitos praticam a automedicação quando percebem algum problema. Trata-se de uma questão cultural e associada a “masculinidade”.


Entretanto, esse equívoco cultural de associar que “ser homem é resolver tudo sozinho” e não cuidar da própria saúde, pode custar a vida.


E isso faz com que a atuação do enfermeiro seja ainda mais importante. Exercer seu papel profissional de orientar, promover a prevenção por meio de campanhas educativas no local onde trabalha, prestar assistência aos pacientes e atuar no tratamento é fundamental.


Cabendo ao profissional de enfermagem sempre atuar no alerta de que todas as doenças possuem sua respectiva prevenção e que o cuidado preventivo é menos invasivo e pode salvar.


O enfermeiro e técnicos de enfermagem podem intensificar suas ações de conscientização no período de novembro. Entretanto, o ideal é que o profissional converse com seus pacientes ao longo do ano, oriente em relação às dúvidas e sempre promova campanhas educativas em seu ambiente laboral.


Esse tipo de cuidado é uma das abordagens possíveis para a atuação do enfermeiro em seu ambiente de trabalho. Cercar o paciente de informação faz toda a diferença e é uma ação que pode ser mantida o ano inteiro.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page