top of page

Enfermagem na saúde do trabalhador



A enfermagem do trabalho é uma área de atuação que visa a promoção da saúde do trabalhador a partir de uma série de estratégias com foco em melhorar o ambiente laboral. Uma área de muita importância na qual o enfermeiro é protagonista de uma série de ações para que possa promover um ambiente saudável.


Nós vamos te explicar um pouco mais sobre as possíveis abordagens do profissional da área, para que identifique possibilidades para atuar no setor.


Enfermagem na saúde do trabalhador: compreenda a importância


Todo ambiente laboral tem uma série de fatores que precisam e podem ser melhorados para que possam ser controlados visando que o profissional tenha um espaço de trabalho saudável.


Por isso, o profissional de enfermagem é parte integrante de equipes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).


Com o objetivo de que sua atuação contribua para que as empresas cumpram a Norma Regulamentadora (NR) 4, que estabelece as diretrizes necessárias para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores no ambiente laboral.


Dessa forma, é possível garantir um espaço com boas condições para que o trabalhador não desenvolva doenças como consequência do espaço disponibilizado na empresa e de condições inadequadas de trabalho.


O trabalho de busca pelo bem-estar é constante


Um enfermeiro que integra um time de profissionais buscando a melhora da saúde do trabalhador, deve ter o cuidado de desenvolver uma série de orientações e medidas que buscam evitar adoecimento dos colaboradores por causa das condições de trabalho na empresa atendida.


Identificar problemas, atuar com foco na prevenção, promover ações educativas e administrativas que envolvem proteção contra agentes químicos, físicos e biológicos são algumas das missões do profissional de enfermagem que atua com foco na saúde do trabalhador.



A atuação da enfermagem evita doenças ocupacionais


O mercado de trabalho do enfermeiro com foco na promoção de saúde no ambiente laboral é amplo.

Tendo em vista que, todas as empresas necessitam de profissionais que melhoram as condições de trabalho para prevenir doenças ocupacionais em sua equipe.


O enfermeiro responsável pela função pode promover uma série de ajustes no ambiente laboral, bem como, campanhas educativas para orientar que os profissionais tenham a melhor postura e os cuidados necessários para que todos na empresa tenham um ambiente de trabalho saudável.


São inúmeros os resultados positivos quando o enfermeiro atua preventivamente, oferecendo um planejamento de ações para a empresa.


Quando a equipe se sente bem cuidada, é natural ter segurança para oferecer o melhor desempenho. O que desencadeia aumento de resultados na empresa.


É uma boa área para se especializar?


Agora que você já entende o que faz um profissional de enfermagem especializado na saúde do trabalhador e a importância dessa atuação, é interessante observar se é uma especialização compatível com sua vocação.


Tendo em vista que, é uma área com muitas oportunidades de emprego e que absorve inúmeros enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Sempre com o foco de montar equipes eficientes que realmente são capazes de promover uma intervenção eficiente nos ambientes laborais para promoção da saúde da equipe.


Sem dúvidas, quem tem vocação conseguirá se destacar na área com certa facilidade. Obtendo bons resultados em sua carreira atuando na enfermagem do trabalho.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page