Os desafios dos alunos de enfermagem no campo de estágio



O estágio é para muitos alunos a primeira experiência profissional da vida. E existem inúmeras informações que são desconhecidas por eles, que acabam pesando na experiência como um todo.

Por isso, listamos alguns fatores que precisam ser considerados quando o assunto é o campo de estágio, confira a seguir.


Três desafios dos alunos de enfermagem no estágio

Elencamos aqueles que são os principais desafios dos estagiários de enfermagem em seu cotidiano, são eles:


1. Insegurança na execução de atividades

A insegura na maioria das vezes está diretamente ligada a falta de conhecimento teórico. É muito comum observar que os alunos estão mais preocupados em garantir uma nota satisfatória para aprovação na disciplina, do que garantir conhecimento para manter um crescimento contínuo na profissão, e é no campo de estágio que esses conhecimentos são colocados em teste.


É natural que no estágio o aluno se depare com práticas que não domina por completo e por isso o preceptor de estágio acompanhará e orientará toda sua evolução, porém, é a base teórica que garantirá raciocínio clínico para entender o que deve ser feito e porque deve ser feito. A prática se torna muito mais simples e a insegurança é apenas um pequeno momento de incerteza.


O preparo para estágio e consequentemente para o mercado de trabalho começa na sala de aula, e esse talvez seja o maior desafio do aluno, ter maturidade para entender que o seu sucesso depende de cada conhecimento adquirido com qualidade.


Não espere que a sua instituição de ensino, por melhor que seja, te entregue tudo o que você irá precisar de conhecimento. Busque fontes externas durante toda a sua formação e o campo de estágio será apenas mais uma etapa da sua evolução profissional.


2. Organizar as novas demandas

É normal que o aluno de enfermagem tenha entrado no curso sem ter experiência de trabalho em área alguma.


Muito embora o estágio seja obrigatório e não remunerado, é preciso ter comprometimento com o processo.


Cabe ao aluno levar o estágio com total seriedade e se organizar para que possa correlacionar seus conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos obtidos na experiência de estagiar.


Saber se organizar dentro das demandas de revisar o que é necessário e atuar praticando tudo que foi aprendido é fundamental. Justamente para que o aluno tenha a melhor performance possível em seu estágio e possa extrair todo o conhecimento necessário para ser o melhor profissional possível.


3. Conquistar autonomia necessária

Não espere tudo dos outros!


Assim como existem os preceptores que não dão o suporte devido ao estagiário, existem aqueles que cercam os estagiários de cuidados excessivos.


Não ter autonomia nos atendimentos de pacientes durante o estágio acaba preparando um profissional relativamente inseguro e despreparado.


Portanto, é útil ter uma comunicação clara com seu preceptor, demonstre o seu conhecimento, assuma responsabilidade e tome iniciativa para que o seu estágio realmente te prepare para o mercado de trabalho.


Conte com os professores e uma formação sólida para vencer desafios


Toda carreira que está se iniciando é repleta de desafios. A melhor forma de vencer as barreiras do mercado de trabalho é o estudo.


Ser um aluno dedicado, que compreende a conteúdo e consegue correlacionar o conhecimento te ajudará a trilhar esse caminho. Conte com seus professores, questione, busque pelo conhecimento.


Afinal, é preciso estar realmente preparado para cada etapa da profissão. E isso só se constrói estudando diariamente e procurando ter a melhor performance em cada disciplina. Essa construção diária é fundamental para chegar ao estágio preparado e se tornar um profissional capacitado.


Todo profissional deve saber que os desafios são parte da carreira e servem para fortalecer seus conhecimentos e auxiliar no processo de construção da carreira.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.

Posts recentes

Ver tudo